Voltar
📊 Gestão

Brooks' Law

Adicionar pessoas a um projeto atrasado o atrasa ainda mais

Colocar mais gente não necessariamente aumenta a velocidade.

🎨
👶

Explicando como se você tivesse 5 anos

Agora sim! 🎉

Se 1 pessoa leva 1 hora para comer um bolo, 60 pessoas não vão comer o bolo em 1 minuto! Às vezes, muita gente junto só atrapalha.

⚠️
🚩

Por que isso é uma Red Flag?

Atenção ao problema! ⚡

Quando gestores reagem a atrasos apenas adicionando mais pessoas, o problema piora. Isso revela má compreensão da natureza do trabalho de software e falta de estratégias alternativas (reduzir escopo, simplificar arquitetura). Indica gestão baseada em pressão ao invés de análise racional. A oportunidade de melhoria está em treinar lideranças sobre a natureza do desenvolvimento de software.

Compartilhar:

História

Fred Brooks observou isso no projeto OS/360 da IBM. Quando o projeto atrasou, mais programadores foram adicionados, mas isso só piorou as coisas. Ele documentou isso no livro clássico "The Mythical Man-Month".

Quem Inventou

Fred Brooks

Ano: 1975

Para que serve

Alertar que adicionar mais pessoas a um projeto pode aumentar a complexidade e a sobrecarga de comunicação.

Explicação Detalhada

A Lei de Brooks explica por que adicionar desenvolvedores a um projeto atrasado geralmente piora a situação. Novos membros precisam ser treinados, aumentam a sobrecarga de comunicação (canais de comunicação crescem exponencialmente), e podem introduzir mais bugs enquanto aprendem. A comunicação entre N pessoas requer N(N-1)/2 canais. Em vez de adicionar pessoas, é melhor reduzir escopo ou repensar a arquitetura.

Fontes e Referências

Quer se aprofundar? Confira essas fontes oficiais: